top of page

PEREGRINACAO MOCAMBICANA AO UGANDA

Writer's picture: canhandulacanhandula

Um grupo de uma dúzia de fiéis cristãos católicos da Diocese de Tete sai este Domingo 26 de Maio em direção ao Malawi, onde se juntarão a um outro grupo da Diocese do Niassa e a outros cristãos do país vizinho do Malawi para constituir uma peregrinação conjunta na celebração dos Mártires do Uganda a 3 de Junho deste ano no Santuário de Namugongo, perto de Kampala, Uganda.


Esta peregrinação, animada pelo Irmão e Animador da Paroquia de Nossa Senhora das Graças da Matema, Silvestree Masteus Cundiua, foi conjuntamente preparada com a comissão de peregrinação do Malawi (friends of Uganda Maryrs, Malawi”, dirigida pelo senhor Nasalangwa.


Antes de partir, o grupo da Diocese de Tete foi abençoado pelo Bispo Dom Diamantino Antunes, que enfatizou o facto de que se trata de uma viagem de partilha, tanto para receber a sabedoria e a bênção, como se trata também, em comunhão com os peregrinos da Diocese do Niassa, de levar e transmitir o testemunho de Moçambique ao Malawi, ao Uganda e a todos os países que se farão representar nesta festa de São Carlos Lwanga e os seus colegas mártires.


Sua Excelência o Bispo Diamantino abençoou estes peregrinos proferiu palavras de reforço da fé e ofereceu-lhes leitura espiritual para inspiração e oração durante esta longa caminhada.


E que é que eu fui procurar ao participar nesta bênção valeditória?


Num sábado como este, é muito fácil deixar passar despercebida esta peregrinação porque se trata de um dia de descanso em família.  As pessoas alheiam-se facilmente das suas preocupações de uma semana dura de trabalho e de preocupações.  Assim, achei por bem em me arvorar  como representante não eleito da maioria silenciosa sem meios ou oportunidade de viajar, para assinalar o nosso acompanhamento àqueles que nos vão representar, e dizer-lhes que a sua viagem é um ato muito profundo de fé, de esperança, de humildade e de prostração perante Deus, em nome de todos nós cristãos de Tete.


Eles levam consigo as nossas orações, as mossas preocupações do dia-a-dia, os nossos anseios e as nossas alegrias que encomendamos a Deus através deles e de todos os peregrinos que nesta viagem vão representar Moçambique.  Que levem consigo todas as preces do dia a dia de todos os Moçambicanos, e em especial ofereçam o sofrimento do povo de Cabo Delgado mergulhado numa guerra que não lhes diz respeito. Que a paz regresse em breve a Moçambique.


Boa viagem, sob a proteção Divina.

Endani bwino, Ambuye akusungeni.

Msafiri salama, Mola awatangulie.

Travel safe, may the Lord’s grace protect you all.

Bom voyage, dans la protection du Bon Dieu.

 

Jose,

Tete, 25 de Maio de 2024



8 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page