top of page

ORDENACAO SACERDOTAL – FINGOE

Tomamos a iniciativa de reproduzir na integra a Mensagem dos antigos seminaristas alusiva a ordenação sacerdotal do Padre José Jaime Changa Meque, dia 29 de Junho de 2025



DIOCESE DE TETE

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONSOLATA – FINGOÉ

 

Sua Excelência Reverendíssima Dom Diamantino Guapo Antunes, Bispo da Diocese de Tete,


Reverendíssimo Padre Elton Caetano Laissone Vigário-Geral da Diocese de Tete,


Reverendíssimo Padre José Jaime Changa Meque,


Reverendíssimos Padres presentes nesta celebração Eucarística e Missionários na nossa Diocese,


Reverendas Irmãs Missionárias na Diocese de Tete,


Caríssimos Irmãos presentes nesta Santa Missa,


Santo Povo de Deus.

 

Nós os antigos Seminaristas do clero diocesano de Tete e de todos os Institutos religiosos, em primeiro lugar damos graças a Deus pelas maravilhas que tem operado dia após dia para a nossa Diocese. Hoje é o dia de festa! Congratulamos o nosso irmão Pe. José Jaime Changa Meque, que hoje se tornou Sacerdote para o Clero Diocesano de Tete.


Reverendo Padre José

Saudamos a sua ordenação sacerdotal que coincide com o ano jubilar, o ano santo, o ano de Acção de graças, num dia importantíssimo, que celebramos na Igreja a Solenidade dos Apóstolos, São Pedro e São Paulo tal que esse acontecimentos constituem motivos da nossa alegria e dizer obrigado ao bom Deus que tem acompanhado e tem cuidado da sua vocação até o dia de hoje. Portanto, lembramos que tradicionalmente enquanto Seminaristas no passado sempre tivemos o dia 29 de Junho como especial, dia dos Sacerdotes, dia do grande jogo de futebol entre Padres e Seminaristas, enfim dia do tacho melhorado.


Nosso querido Padre José

Queremos encorajar-lhe que continue como São Paulo na sua Segunda Epistola ao seu amigo Timóteo: “Combati o bom Combate e guardei a fé”. Somos conscientes dos constrangimentos do itinerário que seguiu desde a primeira obediência aos pais em aceitar a educação e depois seguir os desafios de todo o trajecto seminarístico até ao dia de hoje. Portanto, rogamos a Deus que continue a iluminar os seus passo e estamos dispostos a colaborar testemunhando o nosso sim pela água do Baptismo que recebemos e das maravilhas que conquistamos durante a nossa formação no Seminário.


Sua Excelência Reverendíssima Dom Diamantino Guapo Antunes

Agradecemos desde já pela sua abertura, pelas realizações e pela formação do clero local. Daremos sempre o nosso sim, cientes da exortação que Vossa Excelência Reverendíssima endereçou-nos e da conversa tida na Sé Catedral de Tete, no dia 08 de Março do ano em Curso.


Reverendos Párocos e as equipas missionárias da Nossa Diocese

Damos graças a Deus pelo imenso trabalho que tendes feito na promoção das vocações religiosas e para o clero diocesano. Ficamos motivados a quando da visita dos Bispos das quatro (4) Dioceses do Malawi em 2024, que regressaram nas suas Dioceses com sentimentos de alegria pela forma como a Diocese tem mostrado um crescimento rápido nos últimos anos. Por outro lado o sentimento foi de tristeza pela insuficiência dos Sacerdotes Diocesanos.


Caríssimos seminaristas presentes nesta celebração

Endereçamos votos de boa continuação com os estudos. Deste lado estamos a vossa espera. Sigam o exemplo do Padre José.


Por fim, agradecemos a comunidade paroquial de Nossa Senhora da Consolata de Fingoé pelo trabalho de acompanhamento vocacional dos seus filhos e continue com este espirito que num futuro próximo possamos regressar a esta terra maravilhosa para mais outras ordenações.

 

Fingoé, 29 de Junho de 2025

Na solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos.


Sequitur pessoal


Ao replicar aqui a dedicatória dos antigos seminaristas, dos quais eu faco parte, e em guisa de conselho pessoal, venho emprestar aqui o Livro  bíblico 1 Cronicas, Cap 28, versículos 20 e 21, que tomo a liberdade de transcrever em língua Nyanja:

·Tsono Davide adauza mwana wake Solomoni kuti, “khala wa mphamvu ndipo uchite zimenezo molimba mtima.  Usaope, usataye mtima, pakuti Chauta Mulungu wanga ali nawe.  Sadzaleka kukusamala, ndipo sadzakusiya pa nchito zonse za nyumba ya Chautazi.
·Magulu a ansembe ndi a Alevi oyenera kugwira nchito zonse za ku nyumba ya Chauta ngokonzeka ndithu. Ndipo iwe, pa nchito yonseyo, udzakhala nao anthu a luso odzipereka pa nchito yao.  Anthu wamba onse ndi atsogoleri ao omwe uzidzawalamulira ndiwe zoti achite”.

A vida sacerdotal, ao começar tão cedo na tua vida, não é apenas uma convicção de fé.  É muito mais. É guiar, estar a frente.  É fazer pesquiza social para  melhor compreender, educar, corrigir, moldar, e transmitir a Palavra na linguagem que o povo de Deus compreenda.  Ao dedicar ao resto da sua vida ao serviço do povo de Deus, decidiste investir emocionalmente neste povo para o resto da tua vida que será longa e saudável.  Este povo humilde, pobre, paciente, esperançoso, fiel e temente a Deus.


Aprende a guiar-nos por favor.

 

Canhandula

Tete, 30 de Junho de 2025


 
 
 

Kommentarer

Bedømt til 0 ud af 5 stjerner.
Ingen bedømmelser endnu

Tilføj en rating
bottom of page